5 found
Order:
See also
Josadaque Martins Silva
Instituto Federal de Educação, Ciência E Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) - Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge Da Silva
  1. O ‘não lugar’ epistemológico da Filosofia Africana nos livros didáticos de filosofia para o ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático – PNLD 2012.Josadaque Martins Silva - 2021 - Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo 7:1-21.
    O artigo pretende analisar a questão do ‘não lugar’ epistemológico da Filosofia Africana nos livros didáticos de filosofia aprovados pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático – PNLD de 2012. Parte-se do pressuposto de que o cerne deste problema é o racismo epistêmico/eurocêntrico, engendrado no período da modernidade e que corrobora o estatuto do nascimento da filosofia na Grécia antiga. O objetivo é apresentar certo viés do pensamento filosófico moderno e contemporâneo, notadamente Kant e Hegel, que caracterizam os africanos (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Filosofia desde o quilombo e Comunidades Autofilosóficas da Quebrada (CAQ): considerações quilombistas, decoloniais e libertárias sobre a 'práxis' filosófica brasileira.Josadaque Martins Silva - 2022 - Revista Estudos Libertários 4 (11):95-136.
    Este artigo visa analisar, em linhas gerais, a “práxis” filosófica brasileira tal como delineada, historicamente, pela pedagogia estruturalista do Departamento de Filosofia da USP. Parte-se do princípio de que essa pedagogia, fundamentada na tradição filosófica ocidental norte-cêntrica, eliminou as filosofias produzidas por comunidades políticas e geopolíticas não ocidentais – entre elas, as Filosofias da Quebrada – no âmbito do ensino de filosofia no Brasil, favorecendo somente a mera formação em história da filosofia, em detrimento do filosofar. Isto posto, para modificar (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. A presença e o lugar de professores negros e negras no IFMT: ações afirmativas, avanços e desafios.Josadaque Martins Silva, Cristiane da Silva Ferreira & Thiago Beirigo Lopes - 2021 - Research, Society and Develpoment 10 (17):e163101724511.
    Este artigo é resultado do projeto de pesquisa ‘Educação e ações afirmativas: um estudo sobre a presença e o lugar de professores negros e negras no IFMT’, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Tem por objetivo analisar, a partir de uma pesquisa quantitativa, a presença e o lugar de docentes negros e negras na estrutura educacional e administrativa do IFMT. Problematizamos especificamente esta instituição, de modo a compreender o locus dela no cenário de implementação (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Arthur Schopenhauer e a exaltação da moral cristã em Para além de bem e mal de Friedrich Nietzsche.Josadaque Martins Silva, Cristiane da Silva Ferreira & Juliano Batista dos Santos - 2021 - Revista Alembra 3 (6):79-87.
    Este artigo tem por objetivo mostrar que no quinto capítulo, § 186, de Para além de bem e mal, Nietzsche critica a pretensão clássica dos filósofos de fundamentar a moral e de formular uma ciência da moral, porém sem jamais indagar-se sobre o sentido da própria moral e sua problemática. E mais, expor que tal crítica nietzscheana atinge Arthur Schopenhauer, cuja fundamentação da moral estaria implícita na seguinte asseveração: “neminen laede, imo omines, quantum potes, iuva! – não faças mal a (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  88
    Henri Bergson: a obrigação pura e a moral fechada (4th edition).Josadaque Martins Silva - 2020 - Fragmentos de Cultura 30 (4):850-867.
    O presente artigo pretende expor certas direções para um estudo da verdadeira significação de obrigação pura, bem como o de moral que tal obrigação define, destacando, portanto, no que consiste esta moral denominada de fechada. E, para tanto, esta investigação envolverá uma análise estrutural do primeiro capítulo de Les deux sources de la morale et de la religion (1932), estritamente dos §§ 1 a 26, do filósofo francês Henri Bergson.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark